sexta-feira, 27 de março de 2009

Escola: um divisor de aguas na vida de seu filho.



Diante das dúvidas sobre qual a melhor escola para colocar o filho, muitos pais e mães acabam ficando angustiados, principalmente quando esta escolha tem que ser feita com o filho ainda bem pequeno.
Antes de começar a procurar, é importante ter em mente que não existe esta escola "ideal". O que existe são escolas que seguem linhas diferentes de ensino. Algumas preferem dar mais ênfase ao conteúdo, enquanto outras já valorizam a formação pessoal, a cidadania e incentivam o pensamento crítico. Mas nenhuma está excluída de cumprir com as responsabilidades exigidas pelo MEC.
Na hora da pesquisa os pais devem fazer uma pré-seleção das escolas, levando em consideração vários fatores como distância, número de alunos por sala, tamanho, infra-estrutura, rotina, tempo de mercado, valor das mensalidades, qualificação dos professores e qual a metodologia de ensino utilizada. Depois o próximo passo é visitar cada uma delas e levantar todos os pontos da proposta pedagógica.
Muitas escolas hoje em dia já se preocupam em preparar a criança para lidar com os obstáculos da vida adulta. Mas ainda encontramos aquelas que estão muito preocupadas com o conteúdo a ser ensinado e acabam estressando o aluno com o excesso de informação, além de fornecerem um conhecimento superficial e que desperta pouco interesse.
Diante do competitivo mercado de trabalho é natural que os pais questionem o método moderno de ensino, que estimula o aprendizado pelo prazer e não por obrigação. Isso acontece por uma falta de segurança dos pais, que enxergam no filho apenas um futuro profissional de destaque.
As dúvidas sempre acompanham os pais que nuncam estão 100% satisfeitos com a escolha da escola. Quando escolhem a linha moderna, acham que o filho não vai estar preparado para competir no mercado de trabalho e, quando escolhem aquela que se preocupa mais com o conteúdo, acabam colocando o filho na terapia por dificuldades de relacionamento.
Por isso, é aconselhável que os pais fiquem de olho no seu filho. Se o seu desenvolvimento está adequado para idade, se apresenta dificuldades de aprendizado ou mesmo de relacionamento com os colegas e, principalmente, se demonstra prazer em aprender.
Todos estes dilemas advém de uma sociedade em conflito, em transição, que ainda não soube equacionar cidadania e oportunidades. Sendo assim é necessário que os pais se preocupem com a formação profissional sim, mas também com a formação de cidadãos conscientes de seus deveres e direitos, conscientes de que vivemos em sociedade. Somente desta forma criaremos uma sociedade com oportunidades para todos, compostas de indíviduos felizes e realizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário